Atividades

18ª Prova de Atletismo de Cesar

A Villa Cesari vai realizar a 18ª Prova de Atletismo de Cesar, 1ª Caminhada, e 1ª Prova em Cadeira de Rodas, no dia 19 de fevereiro. Será mais um momento alto do desperto na vila de Cesar. Increve-te!

https://lap2go.com/pt/event/atletismo-cesar-2017

Ginástica para Todos

PEDALSEMPRE/VILLA CESARI em Cantanhede

A equipa de BTT PedalSempre/Villa Cesari, participou com o atleta Márcio Oliveira, no Cantanhede Bike Challange, nos dias 25, 26 e 27 de junho. No prologo do primeiro dia o nosso atleta terminou no 2º lugar, No sábado e segundo dia de prova o Márcio Oliveira terminou no 11º lugar do seu escalão. No Domingo e último dia de prova, um furo na bicicleta, fê-lo perder muito tempo, mas ainda terminou o prologo. O resultado final foi o 18º lugar do escalão Elites.

Caminhada por Cesar

Férias em Movimento 2016

Equipa Villa Cesari/Flama em Mira

A equipa de atletismo Villa Cesari/Flama, participou na Prova de Atletismo de Mira, no dia 10 de junho. O atleta João Rodrigues, terminou no 1º lugar, o Micael em 3º em Benjamins A. Por equipas a nossa equipa alcançou o 1º lugar em Benjamins A masculinos, e o 3º lugar em Infantis femininos.

Passeio de 2 dias ao Ribatejo

Villa Cesari / Flama nos Campeonatos Distritais em Aveiro

Em Aveiro nos dias 29 e 30 de Maio, a equipa Villa Cesari / Flama, participou em várias provas do Campeonato Distrital Benjamins, na pista da Universidade. Embora a nossa equipa treine essencialmente para as provas de estrada, os responsáveis técnicos inseriram esta prova no calendário de participações. O atleta João Rodrigues alcançou o 2º lugar, e o Micael Ferreira o 3º lugar, na prova de 500 metros. O António Oliveira ocupou o terceiro lugar do pódio na prova de 600 metros. João Rodrigues conseguiu o 3º lugar na segunda série da prova de 50 metros.

Passeio Primaveril

A secção VillaCul, da Villa Cesari, organizou um passeio Cultural, no dia 30 de abril. Os 120 participantes saíram de Cesar pelas 8 horas, e fizeram a primeira paragem, no Santuário de S. Bento da Porta Aberta, no Gerês. Ai contemplaram a igreja, construída em 1895. A Cripta inaugurada em 2002, e a paisagem. O santuário está rodeado por montanhas do Parque Nacional da Peneda-Geres, e a albufeira da Caniçada. O almoço foi servido no hotel S.Bento, e para as pessoas que levaram farnel no jardim, com muitas mesas e vegetação. Na parte da tarde houve uma visita guiada ao Mosteiro de S. Martinho de Tibães, em Braga. O grandioso mosteiro foi nos séculos XIV a XVI, a casa mãe de todos o mosteiros beneditinos. Também de realçar o papel que representou como estaleiro-escola de arquitetos, mestres pedreiros e carpinteiros, e escultores. O lanche ocorreu na praia fluvial de Adaúfe, junto ao rio Cávado, onde houve o tradicional bailarico. Às 21.30 horas os participantes regressaram à Vila de Cesar, depois de um dia bem passado.

Milha Concelhia em Oliveira de Azeméis

A equipa de atletismo Villa Cesari / Flama, marcou presença, no dia 25 de abril, na sede do concelho. Como habitualmente os atletas da nossa associação, subiram ao pódio. Em Infantis Femininos, a Inês alcançou o 1º lugar, e a Ana ficou em 3º. Em Infantis Masculinos o Tiago terminou em 1º, e o Rúben em 3º. Em Benjamins Femininos a Juliana acabou em 1º, e a Mara em 2º lugar. Em Benjamins Masculinos o António terminou em 3º lugar. Por qauipas a Villa Cesari / Flama alcançou o 1º lugar do pódio. Força malta!

Villa Cesari / Flama, em Coimbra

A equipa de atletismo Villa Cesari / Flama, viajou até Coimbra, no dia 17 de abril, para participar na 5ª prova de atletismo entre margens. A chuva marcou o dia, mas os atletas da nossa equipa não viraram a cara à luta. A atleta Juliana alcançou o 3º lugar em Benjamins Femininos. O António terminou em 4º lugar, e o Tomás em 5º lugar em Benjamins Masculinos. Em Infantis Femininos a equipa da Villa Cesari / Flama, terminou a prova nos quatro primeiros lugares. A Inês ficou em 1º, a Beatriz em 2º, a Beatriz Azevedo em 3º, e a Inês em 4º. Em Infantis Masculinos, O Tiago Rodrigues foi 3º, o Jorge 4º, e o Simão 5º. No escalão de Júniores, O João alcançou o 1º lugar. O atleta Júlio terminou a prova em 3º lugar em Veteranos 4. Por equipas a Villa Cesari / Flama terminou no 1º lugar. Estão todos de parabéns.

Equipa de BTT PedalSempre/Villa Cesari em Fajões

A equipa de BTT Pedalsempre/Villa Cesari participou na prova de 3 horas resistência, organizada pelos Bombeiros Voluntários de Fajões, no dia 3 de Abril. Parabéns a toda a equipa. Destacamos o Miguel Pinho pelo 2' lugar em Elites. A prova decorreu com muita chuva e frio, mas os atletas chegaram todos à meta. Um agradecimento especial ao Tiago Rodrigues e ao Eduardo pela assistência técnica, e o apoio a toda a equipa.

Corta Mato em Oliveira de Azemeís

A equipa de atletismo Villa Cesari / Flama, esteve em Oliveira de Azeméis, no dia 3 de abril, a participar numa prova de Corta Mato. O atleta João Rodrigues acabou a prova no 1º lugar e o Micael na 3ª posição em Benjamins A. O Tomás ficou em 3º lugar em Benjamins B. O Tiago Rodrigues terminou em 1º lugar em Infantis. A atleta Marline conclui a prova em 2º lugar em Infantis, e o Fábio, atleta sénior, terminou em 1º lugar. Mais uma excelente participação da nossa equipa.

Sábados Culturais e solidários

Dos espectáculos realizados dos dois sábados de abril, resultou o valor de 1200€. Esta quantia foi entregue à Comissão Social da Freguesia de Cesar, para a criação do fundo de emergência social,.

No dia 9 de abril, a secção VillaJuv, da Villa Cesari, organizou o "Cetuna" II Festival de Tunas de Cesar. Esta iniciativa trouxe até Cesar o espírito universitário O Festival contou com 4 tunas a concurso: CUCA Tuna da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Estudantina de Braga, Imperial TAFFUC - Tuna da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra e a Tuna de Contabilidade do Porto. Como tuna convidada "As Liricas" Tuna Feminina da Universidade Católica Portuguesa, de Braga. Durante a tarde as 5 tunas, percorreram as ruas e estabelecimentos comerciais, e animaram toda a gente. No final da tarde juntaram-se no jardim da Praça da Liberdade e fizeram um agradável convívio, animado com as músicas, e a sangria. Às 21,30 horas no auditório Padre Joaquim Cavadas, a 400 pessoas presentes assistiram a um grandioso espectáculo. Os prémios de melhor serenata, melhor solista, melhor original, melhor instrumental, melhor pandeireta, melhor porta estandarte e o prémio tuna-mais-tuna, foram repartidos pelas tunas a concurso. o prémio de melhor tuna foi atribuído a Imperial TAFFUC. A organização agradece o apoio do IPDJ, Camara Municipal de Oliveira de Azeméis, Junta de Freguesia de Cesar, Comissão da Fabrica da Igreja de Cesar, Cezar Café, Supermercado "O Casarão", Vitor Hugo Cabeleireiros, e Restaurante Julieta. De realçar o excelente trabalho realizado pelos 50 voluntários,

No dia 2 de abril, a Escola de Música da Villa Cesari, e o Grupo de Recolha e Divulgação da Música Popular do Satão "Zaatam", estiveram presentes no Auditório Padre Joaquim Cavadas, e ofereceram ao púbico, um belo espectáculo. A organização surgiu da parceria entre a Junta de Freguesia de Cesar e a Villa Cesari, E contou com o apoio do IPDJ e da Camara Municipal de Oliveira de Azeméis.

Macieira de Sarnes promoveu o atletismo

A equipa Villa Cesari / Flama, participou na prova de atletismo organizada pela ADEC de Macieira de Sarnes, no dia 20 de março. A nossa equipa fez-se representar, com os atletas da formação. Individualmente, João Rodrigues alcançou o 3º lugar em Benjamins A, O António subiu a 3º lugar em Benjamins B. Por equipas, a Villa Cesari / Flama, conquistou o 1º lugar em Benjamins A e Infantis masculinos, e o 2º lugar em Benjamins B masculinos.

Assembleia Apresentação de contas 2015

No dia 18 de março a Villa Cesari realizou a Assembleia-Geral, com vários pontos. No período antes da ordem de trabalhos, os orgãos sociais, prosperaram um minuto de silêncio, em memória sócio, e amigo da Villa Cesari, Francisco Almeida, falecido neste dia. Destacamos a atribuição do titulo de sócio honorário ao Sr. Ernesto Gonçalves. Ilustre cesarense, industrial de referência, amigo do associativismo, e das causas sociais. Houve a apresentação e discussão das contas do exercício de 2015, com a aprovação por unanimidade dos sócios presentes na sala. De realçar também a escolha das personalidades a integrar o júri do "Prémio Carreira" 2016. Os sócios apresentaram os nomes do Dr. António Vasconcelos, e o Dr. Carlos Almeida (advogado). As personalidades foram aprovadas por unanimidade.

Villa Cesari / Flama corre em Albergaria

A secção de atletismo Villa Cesari / Flama, participou na prova de Estarreja, no dia 13 de março. A classe de formação continua a alcançar os lugares cimeiros da classificação. João Rodrigues foi 1º em Benjamins. A Inês Lopes, conseguiu o 2ª lugar, em Infantis. O António e a Juliana alcançaram o 3º lugar em Benjamins B. A nossa equipa subiu ao pódio e ergueu a taça de 2º classificado, na modalidade de Jovem equipa.

Caminhada da Mulher

No dia 6 de março, a secção VillaMov, organizou a "Caminhada da Mulher". Esta iniciativa iniciou-se à 8 horas, com a concentração na sede da Villa Cesari, junto à igreja de Cesar. Os participantes receberam uma garrafa de água, e uma barrista de cereais, e de volta aos automóveis, foram até Sever do Vouga. Ai iniciaram a caminhada em Cedrim. O percurso passou pela ciclovia, construída na antiga linha de caminhos de ferro, por algumas aldeias, e pela floresta. Os 36 caminhantes, gostaram do percurso, e da organização. As mulheres receberam uma flor, habilidosamente construída pela Amélia. No final houve o almoço. Vitela assada no formo de lenha, regada com o bom vinho.

Equipa de atletismo Villa Cesari / Flama em Penafiel

A secção de atletismo marcou presença na Prova em Rio Mau, em Penafiel, no dia 6 de março. O atleta João Rodrigues alcançou o 2º lugar em Benjamins A.

Villa Cesari / Flama em Estarreja

A equipa de atletismo Villa Cesari / Flama, participou na Prova de atletismo de Estarreja, no dia 28 de fevereiro. A equipa participou com atletas em vários escalões, os corredores da formação alcançaram, lugares de destaque. Individualmente, os atletas da equipa, terminaram nos lugares cimeiros. com destaque para o João Rodrigues que terminou no 3º lugar em Benjamin A. Por equipas, os Benjamins e Infantis subiram ao 1º lugar do pódio.

Villa Cesari participa em atividade do Agrupamento de Escolas de Fajões

A Villa Cesari, participou na atividade "Got Talent", organizada pelas turmas de inglês do Agrupamento de Escolas de Fajões. Esta iniciativa teve como objetivo a angariação de fundos para uma viagem a Londres. As secções da Villa Cesari, de Taekwondo, Ginástica Pré-Desportiva, e Ginástica Desportiva Villa Cesari/Casa do Povo de Cesar, mostraram ao público presente em Cesar no Auditório Padre Joaquim Cavadas, no dia 19 de fevereiro, e no auditório da Junta de Freguesia de Carregosa, no dia 26 do mesmo mês, o trabalho desenvolvido, nas aulas.

Equipa Villa Cesari / Flama em Vale de Cambra

A Equipa de atletismo Villa Cesari/Flama continua a conquistar lugares de destaque no atletismo distrital. No 47.º Campeonato Distrital de Corta-mato Longo, organizado pela Associação de Atletismo de Aveiro. Esta prova foi realizada no Parque da Cidade Dr. Eduardo Coelho, em Vale de Cambra, no dia 21 de fevereiro de 2016 . O atleta cesarense Benjamim B, António Oliveira, conquistou o 2º lugar, Tiago Rodrigues foi 3º, em Infantis, e João Rodrigues obteve o 3º lugar em Benjamins A.

Equipa de atletismo Villa Cesari / Flama em Ilhavo

No dia 7 de fevereiro de 2016, a equipa Villa Cesari / Flama, participou no 33º Grande Prémio de Estrada de Ilhavo, e arrecadou varios prémios. João Rodrigues ficou no 2º lugar em Benjamins A, e Tiago Rodrigues em 3º lugar em Infantis. Coletivamente a nossa equipa alcançou o 1º lugar em Benjamins A, e Infantis Masculinos, e o 3º lugar em Infantis Femininos. Parabéns

Escola de Música, Audição do Carnaval

No dia 5 de fevereiro de 2016, a direção da Escola de Música Villa Cesari, com a colaboração dos professores e alunos, organizaram a Audição de Carnaval, Desta vez escolhemos quatro espaços. Os alunos, pais e professores foram divididos por instrumento. Numa das salas tivemos o piano, noutra o violino, noutra as guitarras, e noutra o orgão, e flauta transversal. Os pais viram a evolução dos seus filhos, e a audição foi mais curta. Os alunos vieram vestidos com roupas de Carnaval, e de forma descontraída tocaram os instrumentos, e mostraram os seus talentos.

XVII Prova de Atletismo de Cesar

A Villa Cesari realizou no dia 31 de janeiro de 2016, a XXVII edição da prova de atletismo de Cesar e o Campeonato Distrital de Estrada. Numa manha de chuva, os 1080 atletas inscritos, divididos por vários escalões, correram pelas ruas, e contagiaram os milhares de pessoas presentes ao longo do percurso.. Este ano a Villa Cesari homenageou o atleta Carlos Sá, Ultra Runner, com vários títulos nacionais e internacionais. A organização agradeceu o apoio das entidades públicas: Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Instituto Português do Desporto e Juventude, Junta de Freguesia de Cesar, Bombeiros Voluntários de Fajões, Casa do Povo de Cesar, GNR. A todos os apoios privados, comércio e industria, aos 70 voluntários que auxiliaram na organização do evento, aos moradores na zona da prova pela sua imprescindível colaboração. O balanço foi muito positivo. veja a sua classificação https://lap2go.com/pt/Event/atletismo-cesar-2016/Timetable

Natal na Secção - Troca de Saberes

A Secção Troca de Saberes, da Villa Cesari, tem neste momento 30 elementos, de quatro concelhos. Oliveira de Azeméis, Arouca, Santa Maria da Feira, e Vale de Cambra. As jovens, entre os 18 e os 78 anos, reúnem-se aos sábados no Centro Cívico Justino Portal, cedido pela Junta de Freguesia de Cesar. Antes do natal fizeram uma troca de prendas e contaram com uma presença especial. A Carolina, cantou e encantou, as pessoas presentes na sala, e trouxe ainda mais alegria a este grupo.

Concurso de Rotundas 2015

A Villa Cesari participou no concurso de rotundas 2015, organizado pela Junta de Freguesia de Cesar. Uma equipa constituída por elementos de várias secções da nossa associação, trabalhou, durante várias semanas, sob a coordenação da Amélia. O trabalho final foi apresentado na rotunda junto à igreja. O júri do concurso voltou a premiar, a Villa Cesari, com o prémio de melhor rotunda de Cesar. A direção da Villa Cesari agradece a colaboração das empresas Móveis Azevedo, Silampos, e Iroliv.

Caminhada Natal

A Villa Cesai, em parceria com o IPDJ, Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, e a Junta de Freguesia de Cesar, com o apoio do Supermercado O Casarão, Junta de Freguesia de Romariz e Associação Virado ao Poente, organizou a Caminhada de Natal, designada "passo a passo até ao Castro". Como habitualmente, o objetivo da Villa Cesari, foi o de promover e divulgar os locais de interesse da nossa região. Com esta iniciativa aliamos os benefícios em termos de saúde, proporcionados pelos cerca de 14 km do percurso, à visita ao Castro de Romariz e ao núcleo de moinhos de Vila Nova.Os cerca de 110 caminheiros desfrutaram destas ofertas culturais existentes em Romariz.Esta caminhada teve um cariz social de apoio ao jovem Cesarense, Gonçalo Coutinho que se encontra a recuperar do trágico acidente de viação em que estiveram envolvidos 5 jovens Cesarenses. Os 400€ em dinheiro e os bens alimentares angariados serão entregues à família do Gonçalo, através da Comissão Social de Cesar.

17º Aniversário Villa Cesari e entrega do Prémio Carreira 2015

No dia 17 de outubro de 2015, a Vila Cesari comemorou o seu 17º aniversário com missa pelos associados e sessão solene em que foram recordados as iniciativas e realizações da coletividade durante o ano transato, e se prestou pública-homenagem ao industrial cesarense Ernesto Gonçalves, proprietário e diretor do Grupo de empresas EUMEL, a quem foi atribuído o galardão «Prémio Carreira 2015». Um belo e artístico espetáculo de dança da Academia Fifteen Dance, de Vale de Cambra, precedeu o documentário filmado que, conjuntamente com uma pequena brochura, passou em revista a projeção em Portugal e no estrangeiro da EUMEL e a Acão humanista, cultural, social e de benemerência de Ernesto Gonçalves, que, entre muitas outras benfeitorias aos povos da Região, construiu, a expensas suas, a grande Capela Mortuária de Cesar e tem colaborado generosamente nas iniciativas e obras das coletividades, da Junta e da Paróquia Cesarense; participou com avultadas verbas na construção do parque infantil e na requalificação e embelezamento da área envolvente do rio Antuã e da sede da Junta de Fajões, no mandato do presidente Luís Filipe Oliveira, e tem apoiado, diversas Instituições e Coletividades das freguesias de Carregosa e Fajões como benemérito e até como membro efetivo dos seus Corpos Sociais. Na sessão em que foi entregue ao industrial Cesarense o «Prémio Carreira 2015», discursaram Paulo Silva e Carlos Costa Gomes, respetivamente, presidente da Direção e da Assembleia Geral da Villa Cesari, António Grifo da FAMOA, o presidente da Junta de Freguesia de Cesar Cesar, Augusto Moreira, e o vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Ricardo Tavares, sendo todos unânimes em reconhecer os muitos benefícios que Cesar, as freguesias vizinhas e o Concelho devem à grandeza de alma, ao altruísmo e filantropia de Ernesto Gonçalves, a quem renderam preito e gratidão. Seguidamente, muito sensibilizado, o empresário Ernesto Gonçalves agradeceu as provas de carinho, dizendo que a vida o ensinou a estimar o próximo e tudo o que fez pela Sociedade fora exclusivamente por ditâme do coração e pelo prazer de praticar o bem. Foi aplaudido, de pé, por uma numerosa assistência, que enchia o salão, onde marcavam presença o pároco emérito de Cesar, Padre Joaquim Cavadas, o médico local António Praça de Vasconcelos, o presidente da Direção do Museu Regional de Oliveira de Azeméis, os presidentes da Associação de Futebol de Aveiro e do Futebol Clube de Cesar, o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Fajões, Carlos Almeida, Luís Filipe Oliveira, advogado e ex-presidente da Junta de Fajões, o diretor da Banda de Música de Carregosa e outras individualidades da nossa Região. (Jornal "O Regional")

Captação de atletas para a secção de Atletismo

Aula Aberta

Inscreve-te nas atividades da Villa Cesari

Cultura e Desporto, Villa Cesari, Movimento Constante.

Passeio Fim de Verão a Tomar

A Secção VillaCul, organizou um passeio, no dia 19 de setembro de 2015. O local escolhido foi Tomar. Os 150 participantes, divididos por três autocarros, saíram bem cedo de Cesar. A primeira paragem foi numa área de serviço da auto-estrada para o pequeno-almoço. Depois o grupo saiu em direção ao Convento de Cristo em Tomar, onde os esperavam guias credenciados, para uma visita pormenorizada. a este monumento nacional. De Seguida dirigiram-se à Quinta da Gracinda Mateus onde todos almoçaram, e deram um pezinho de dança, com a música do grupo que acompanha sempre estes passeios. Da parte de tarde houve uma visita à zona histórica de Tomar, com passagem pela sinagoga e igreja Matriz. O lanche da tarde, ocorreu nos jardins do convento. No final o grupo regressou a casa, depois de um dia bem passado.

Mostra Etnográfica e Artesanato de Cesar

Cesar encheu-se de gente, no dia 19 de julho de 2015, A secção de Levantamentos Etnográficos da Villa Cesari, realizou, com a colaboração de muitos cesarenses, a XVII Mostra Etnográfica e Artesanato de Cesar. O habitual cortejo, contou este ano com muitas crianças, e andou pela Praça da Liberdade. Houve muita música, oferecida pelo grupo "Esgota Pipas", marchas populares, animação de rua com o grupo "Trovas à Tôa", artesãos, comes e bebes, e um espaço para as crianças brincarem. O Vereador da Cultura e Ambiente, Dr, Isidro Figueiredo esteve connosco, e mostrou-se agradado com o dinamismo da nossa vila.

BTT Silampos / JSantos / Villa Cesari, no Souto

A equipa Silampos / JSantos / Villa Cesari, composta por 4 elementos, esteve presente, na 3ª Rota do Souto, no dia 19 de julho de 2015. Um percurso exigente, bastante técnico e divertido, com a extensão de cerca de 40km. A euipa agradece o paoio fotográfico da Inês. Miguel Pinho 8° Elite; Márcio Oliveira 11° Elite; Paulo Silva 4° Master; Pedrinha desistiu devido a furo no inicio da prova.

Jogo Solteiros vs Casados

O Jogo Solteiros vs Casados realizou-se no dia 18 de julho de 2015, no Complexo desportivo do Mergulhão. Esta iniciativa foi organizada pela secção VillaJuv, da Villa Cesari. Os participantes formam convidados a trazer material escolar, posteriormente entregue à Associação Alma Mater Artis, do Porto. Esta entidade parceira da nossa associação, apoia crianças em São Tomé. O jogo foi equilibrado até aos 10 minutos, depois os solteiros marcaram vários golos. A vitória dos solteiros não sofreu contestação. Após o merecido banho, houve o almoço realizado no bar do Futebol Clube Cesarense. A direção da Villa Cesari, agradece a cedência das instalações.

Concurso de fotografia "Ano da Luz"

A secções VillaCul e VillaJuv, da Villa Cesari, promoveu o VI concurso de fotografia com o tema "Ano da Luz". Durante vários meses os interessados enviaram fotos. Inscreveram-se 57 participantes, de vários países, com 105 fotografias. A secção responsável, montou uma exposição na Casa de Leitura, na semana de 11 a 19 de julho. O público foi convidado a votar na foto melhor. No dia 19, na Mostra Etnográfica foram entregues os prémios. De destacar a presença da Alexandra Casimiro, participante do 1º escalão, que veio de Faro, Algarve, para receber o 3º prémio.

1º Escalão

1 lugar *LUZ VS REDE . *João Soares . Portugal

2 lugar *FOLHA DE LUZ . *Clara Barros . Brasil

3 lugar *LIGHT PAINTING . *Alexandra Casimiro . Portugal

2º Escalão

1 lugar *A MINHA LUZ . *Alberto Teixeira . Portugal

2 lugar *EVOLUIR PARA CONECTAR . *Heris Rocha . Brasil

3 lugar *A LUZ ÉS TU . *Sofia Gralha . Portugal

Equipa BTT Silampos / J.Santos / Villa Cesari em Lobão

Na Maratona V C Bike em Lobão, realizada no dia 12 de julho de 2015, a equipa Silampos / J. Santos / Villa Cesari, teve uma excelente participação de dois dos seus "riders", ao vencerem a prova nas suas categorias. O Norberto Silva venceu em Master 40, e também subiu ao Pódio da geral em 3° Lugar. Miguel Pinho venceu em Elites.

Ginática para Todos

A Secção VillaMov, da Villa Cesari, ofereceu a todos os interessados, aulas de ginástica, no jardim da Praça da Liberdade, na Gandara. Esta atividade ocorreu nos domingos de manha, entre as 9 e as 10 horas, nos dias 12, 19 e 26 de julho. Orientadas por um professor, ao som da música os participantes, fizeram exercício físico.

Villa Cesari na FunZone

No dia 4 de julho de 2015, a Villa Cesari esteve presente na Funzone em Oliveira de Azeméis. A secção de Ginástica Desportiva e o Grupo de Cantares, responderam ao convite efetuado pela Câmara Municipal . Num fim de tarde marcado pelo associativismo, a nossa associação animou todos as pessoas, presentes na Praça da Cidade.

Ferias em Movimento

A secção VillaMov, da Villa Cesari realizou, de 29 de junho a 31 de julho as Férias Desportivas 2015. 90 crianças e jovens, 10 monitores e professores. Muitas atividades: Ginástica, dança, taekwondo, futebol, praia, artes plásticas, visitas, workshops, laser tag, aquaparque, piscina, ioga, e acampamento, Almoço e lanches incluídos, um mês de muita animação. De destacar o apoio da Escola sede do Agrupamento de Escolas de Fajões, pela cedência de instalações e confeção do almoço. No dia 31 de julho houve um sarau de encerramento no Auditório Padre Joaquim Cavadas. A direção da Villa Cesari agradece o apoio do IPDJ, Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Junta de Freguesia de Cesar, Casa do Povo de Cesar, Futebol Clube Cesarense, Supermercado O Casarão, Padaria Prado, e Padaria Elite de Cesar.

Audição Final da Escola de Música Villa Cesari

A Escola de Música Villa Cesari realizou a audição final, no dia 26 de junho de 2015, no Auditório Padre Joaquim Cavadas. Dos 50 alunos inscritos, 40 marcaram presença nesta audição. As pessoas presentes no auditório tiveram oportunidade de ouvir, e sentir, a evolução dos alunos, nos vários instrumentos. Violino, Guitarra, Acordeão, Orgão, Flauta transversal, Piano, e a classe de Formação Musical. No final Paulo Silva, presidente da associação, agradeceu o bom trabalho dos professores, o empenho dos alunos e a confiança dos pais. Para finalizar, enalteceu, o apoio à formação, dado pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, e Junta de Freguesia de Cesar.

Passeio a Sintra e Lisboa

Nos dias 20 e 21 de junho de 2015, a secção VillaCul, realizou um passeio de 2 dias a Sintra e Lisboa. Os 50 participantes saíram de Cesar, pelas 6 horas, na manha do dia 20, em direção à bonita vila de Sintra. Com visita guiada, contemplaram o Palácio da Pena, e os seus jardins. Desceram até à Quinta da Regaleira, onde foi servido o almoço, Mais tarde, acompanhados por 2 guias, tiveram oportunidade de conhecer os jardins, grutas, lagos, e o Palácio da Regaleira. Em Sintra ainda provaram as queijadas, e outros doces tradicionais, vendidos nas ruas estreitas junto ao Palácio Nacional. Ao fim da tarde o grupo dirigiu-se até ao Parque das Nações em Lisboa, onde foi servido o jantar, no hotel escolhido. Depois de jantar o grupo passeou junto ao rio Tejo. Na manha seguinte, depois do pequeno almoço, o grupo visitou o Oceanário de Lisboa, com visita guiada aos bastidores. Depois regressaram ao hotel, onde almoçaram. Após o almoço, houve uma curta paragem junto ao Mosteiro dos Jerónimos, e o regresso a Cesar. Como a Comissão de Festas de Cesar, estava a realizar um evento, na Praça da Liberdade, a organização do passeio, presenteou o grupo com bifanas e caldo verde.

Caminhada na Murtosa

No dia 7 de junho, a Associação Villa Cesari organizou uma caminhada em parceria com a Confraria Gastronómica “O Moliceiro” da Murtosa. Um grupo de 40 pessoas saiu de Cesar de automóvel e parou no cais da Ribeira de Pardelhas. Antes de iniciar a caminhada, os participantes foram presenteados com um cálice de Vinho do Porto e doces. O percurso de 12 km, sem inclinação e com a paisagem da Ria de Aveiro sempre ao lado, foi facilmente percorrido pelo grupo. Posteriormente foi servido o almoço na sede da referida Confraria, tendo como prato principal feijoada de chocos e como sobremesa o tradicional pão-de-ló de Ovar. Da parte da tarde, os participantes andaram de bicicleta e realizaram um passeio no tradicional moliceiro da Ria.

Noite de Fados

A envolvente da Capela de Sta. Apolónia, no lugar de Vilarinho, serviu de cenário para a realização de uma noite de fados, no dia 6 de junho. A organização a cargo da secção VillaJuv, criou um ambiente acolhedor, onde não faltaram, os petiscos: com moelas, rojões, bifanas e caldo verde, acompanhados por boa bebida. A noite quente, trouxe muita gente, para ouvir os fadistas Valdemar Oliveira, e Ana Margarida, acompanhados por Carlos Reis, na guitarra de fado, Manuel Oliveira, na viola, e Manuel Bastos, no baixo, que ofereceram a todos a música, Património da Humanidade.

Equipa BTT

A equipa de BTT da Silampos / J Santos / Villa Cesari, continua a participar e a conseguir lugares de destaque, em diversas provas. No dia 27 de maio, na Prova de Resistência em Arouca, o atleta Miguel Pinho conquistou o 1º lugar em Elites, e o Norberto Silva /Pedrinha) arrecadou o 2º lugar em Masters. Na Prova Gerês Grandfondo, com 2000 atletas inscritos, de catorze nacionalidades, Márcio Oliveira, conseguiu o 64º lugar do seu escalão. No Cantanhede Bike Chalange realizado nos dias 26, 27 e 28 de Junho, a equipa Silampos / J Santos / Villa Cesari, participou com o Miguel Pinho, que conquistou o 3º lugar na classificação geral dos três dias de competição, e Márcio Oliveira no 13º lugar em Master A. Nesta prova a equipa teve de ultrapassar os problemas técnicos na bicicleta do Miguel Pinho. Na etapa rainha de 90km, os dois atletas da equipa cesarense batalharam na cabeça do pelotão durante os 20km inicias evitando as quedas e os atletas menos experientes da cauda do pelotão. Esta etapa foi muito dura devido á areia e ao elevado ritmo inicial. No Domingo, último dia de competição, a etapa foi completamente diferente, foi mais divertida e curta (55km). Em declarações ao nosso jornal a equipa informou, estar a aprender bastante com as provas realizadas, e realçou ao satisfação pelo convívio com os outros atletas. Agradeceram à Inês e à Vera o apoio nos abastecimentos.

Equipa Silampos / J Santos / Villa Cesari em Fiães

No dia 14 de junho, os atletas da equipa Silamnpos / J Santos / Villa Cesari, estiveram em destaque na Maratona BTT de Fiães. Miguel pinho foi 3º, e Norberto Silva 4º. Os 50km do percurso, com muita lama, foram percorridos com muita garra e determinação pelos nossos atletas. Parabéns.

João Pedro – 10 Anos na Villa Cesari.

Em maio de 2005 a Villa Cesari, necessitou de um colaborador, para ser responsável da secretaria da Associação Villa Cesari. Na época, o presidente da direção Augusto Moreira, convidou, o João Pedro, natural de Caldas de S. Jorge. No dia 23 de Maio de 2005, o João Pedro, entrou pela primeira vez, na sede da Villa Cesari. Volvidos 10 anos, a direção e órgãos Sociais quiseram marcar a data oferecendo ao seu colaborador, os parabéns, acompanhados por um bolo, e uma lembrança. Paulo Silva, atual, presidente da direção, referiu, que era uma honra poder contar com o colaborador, João, e apontou as principais qualidades do seu trabalho: lealdade, profissionalismo, e dedicação.

Caminhada de 2 dias

A Villa Cesari, através da secção VillaMov, com o apoio da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, da Junta de Freguesia de Cesar e do IPDJ, realizou nos dias 30 e 31 de Maio, uma caminhada de dois dias. No primeiro dia, os participantes saíram de Arouca em direção à Serra da Freita. Num percurso de 30 km, a boa disposição imperou, assim como o cansaço e a vontade de desistir de alguns participantes menos habituados a caminhadas tão longas. Os mais experientes motivaram o grupo e, no final do dia, todos chegaram ao destino: a Casa do Vidoeiro, junto ao Parque Eólico da Freita. O Grupo de Cantares da Villa Cesari preparou o jantar e, em clima de festa, os caminhantes ainda tiveram forças para dançar ao som das cantigas populares. No segundo dia, depois do pequeno-almoço, o grupo fez uma caminhada de 7km, no cimo da serra. No final, todos se mostraram satisfeitos pela organização e pelo desafio!

Raid BTT "Rota das Toupeiras"

A Villa Cesari, através da secção Sempre a Pedalar, realizou um Raid BTT. Os 80 participantes tiveram de optar por um de dois percursos: 23 ou 40 quilómetros. O passeio teve início na Praça da Liberdade, junto da Casa de Leitura e terminou no lugar de Vilarinho, junto à capela de Sta. Apolónia. Durante o percurso a organização disponibilizou reforço alimentar, com bolos, fruta e água. No final, em Vilarinho, houve bifanas confecionadas pelos responsáveis da Associação de Pais do Jardim de Infância de Vilarinho. A Villa Cesari agradece o apoio da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, da Junta de Freguesia de Cesar, IPDJ, Bombeiros Voluntários de Fajões, Associação de Pais do Jardim de Infância de Vilarinho, Casa do Povo de Cesar, GNR de Cesar, Pastelaria Central, da Pedalsempre, Pastelaria Doce Lar, Pastelaria de Cesar e Supermercado O Casarão. Os responsáveis do evento manifestaram satisfação com o resultado do evento.

Caminhada por Cesar...

No dia 17 de maio, a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, em parceria com a Junta de Freguesia de Cesar e a Villa Cesari, contando com o apoio do IPDJ, Federação Portuguesa de Atletismo, Programa Nacional de Marcha e Corrida, e Universidade do Porto, organizou uma caminhada inserida no programa “Caminhar por Azeméis, 2015”. Esta iniciativa visa percorrer todas as freguesias do concelho. Às 9:15 horas os 70 participantes iniciaram o percurso de 7km, por caminhos de Cesar: passaram por Vilarinho, entraram na capela de Sta. Apolónia e junto à fonte da Vide, tiveram um reforço alimentar, com fruta e água. Terminaram no ponto de partida, junto à Casa de Leitura, no jardim da Praça da Liberdade, na Gândara. O responsável da Câmara Municipal elogiou a organização e o percurso escolhido pelos responsáveis da Junta de Freguesia e da Villa Cesari.

XIX Mercado à Moda Antiga de Oliveira de Azeméis

No fim-de-semana de 16 e 17 de maio de 2015, Cesar esteve presente na XIX edição do Mercado à Moda Antiga de Oliveira de Azeméis. A Villa Cesari, em parceria com a Junta de Freguesia de Cesar, levou produtos típicos, até à sede do concelho: leite-creme, aletria, broa, chouriça preta, salpicão e presunto. Além disso também estiveram presentes os produtos de latoaria da empresa “Reis & Reis” - almotolias, galheteiros, regadores, funis fio de ovos, raladores de legumes, pulverizadores em cobre, enxofradeiras, ratoeiras de toupeira, fumigadores, coadores para mel, mata frangos, mata perus e assadores de castanhas. O grupo de Cantares da Villa Cesari também marcou presença, no sábado, com cantigas populares e percorreu as ruas apinhadas de gente, vindas de todo o país. De referir que, a edição deste ano, voltou a ter como grande promotor o programa da RTP “Aqui Portugal” com os apresentadores Sónia Araújo e Jorge Gabriel.

Atletismo Villa Cesari

A equipa de atletismo da Villa Cesari, soma resultados positivos. Os atletas tem participado em provas no distrito de Aveiro, e amealhado troféus individuais, e coletivos. De destacar a participação no Campeonato Distrital de Benjamins e Iniciados de Aveiro. A equipa feminina de benjamins arrecadou o primeiro lugar, e a masculina em 4º lugar.

Passeio Primaveril Villa Cesari

O tradicional passeio primaveril da Villa Cesari ocorreu no dia 2 de maio de 2015. Os 110 participantes saíram de Cesar pelas 8 horas em direção a Vila do Conde. Junto ao Convento de Santa Clara, e ao aqueduto formado por 999 arcos, os autocarros pararam e a partir dai dois guias da Camara Municipal acompanharam os turistas cesarenses. As visitas guiadas ocorreram ao Museu das Rendas de Bilros, Nau Quinhentista, a Alfandega Régia, a Capela de Nossa Senhora do Socorro, a Igreja Matriz. Dentro dos autocarros e a caminho do almoço os participantes puderam passar pelas praias, pelo forte de São João Batista e pelo lugar das Caxinas, núcleo piscatório carregado de tradições. No restaurante “Aquário”, almoçaram e dançaram ao som da tocata sempre presente nos passeios da Villa Cesari. No final do dia o lanche ocorreu no Monte da Virgem em Gaia. Ai a organização do passeio presentou os presentes com um bolo doce típico de Vila do Conde, e um cálice de vinho fino.

Grupo de Cantares em Carregosa

No dia 26 de Abril de 2015, o Grupo de Cantares da Villa Cesari, abrilhantou com as músicas e cantares populares, o 1º Encontro de Artesanato de Carregosa. Esta iniciativa contou com a presença de vários artesãos. O dia foi preenchido com uma aula de zumba, e a participação do grupo de dança Pontas Soltas da Associação URATE.

XCM de Mortágua

No dia 19 de abril, a equipa Silampos / J Santos / Villa Cesari participou na a mítica maratona BTT de Mortágua. O nosso pequenito Pedrinha, fez uma excelente prova finalizando no 2° Lugar Mater 40, na maratona de 100km do Nacional de XCM Miguel Pinho, a nossa mais recente contratação, terminou em 4° Lugar Elites na Meia maratona, e o Márcio Oliveira em 8° em Master 30 também na Meia maratona.

Audição da Primavera da Escola de Música

No dia 17 de Abril a Escola de Música da Villa Cesari, realizou a audição da primavera. Participaram 35 dos 50 alunos inscritos na escola de música. O Piano, violino, flauta transversal, acordeão, guitarra, e o órgão, foram os instrumentos tocados. Os familiares presentes em grande número no Auditório Padre Joaquim Cavadas, mostraram-se satisfeitos pela evolução dos alunos. As professoras Liliana Carina, e Ana Cristina, responsáveis da escola, fizeram a apresentação da audição. Paulo Silva, presidente da Villa Cesari, agradeceu o apoio do IPDJ, à Junta de Freguesia de Cesar e à Camara Municipal de Oliveira de Azeméis. E à Comissão da Fabrica da Igreja de Cesar pela cedência do auditório.

Dia Internacional da Mulher comemorado de forma desportiva

A 29ª edição da caminhada organizada pela Associação Villa Cesari, no dia 8 de março de 2015, teve como tema «a Mulher». Trinta e cinco pessoas aderiram à iniciativa da que contou com um percurso de 8 quilómetros distribuídos em agradável convívio, da Freguesia de Pinheiro da Bemposta. Os participantes, maioritariamente mulheres, percorreram sem dificuldade o trajeto proposto pela organização e não faltou a animação e a alegria do convívio que teve início às 08h45. No final do percurso de dificuldade baixa, numa bonita aldeia do concelho de Oliveira de Azeméis, a organização ofereceu uma lembrança pela participação na Caminhada da Villa Cesari.

Equipa BTT

A equipa de BTT da Silampos / J Santos / Villa Cesari, tem participado em várias provas do campeonato nacional de XCM. De salientar o excelente 2º ligar alcançado pelo Pedrinha, no escalão Mater 40, nos 100km da maratona de Mortágua, e Miguel Pinho que alcançou o 4º lugar em Elites meia maratona. Marcio Oliveira obteve o 8º lugar nos masters 30 também na meia maratona de Mortágua. José Oliveira e Francisco Sousa também têm pedalado, no escalão de veteranos. A participação mais recente da equipa Silampos / J Santos / Villa Cesari ocorreu na Maratona de Albergaria no dia 26 de Abril.

Secção de Atletimo da Villa CesarI

A equipa de atletismo da Villa Cesari, continua a somar triunfos.

Os atletas da formação têm obtido ótimos resultados, nas provas realizadas. Os ensinamentos do treinador Alírio Oliveira, têm sido bem assimilados, e os pais têm contribuído para o crescimento da secção. Os atletas benjamins Ana Almeida, António Oliveira, Beatriz Moreira, Inês Lopes, Inês Moreira, João Rodrigues, Jorge Reis, Margarida Oliveira, Beatriz Almeida, Inês Almeida, Martim Regadas, Miguel Correia, os Infantis Tiago Rodrigues, André Gomes, Laura Cruz, Ruben Almeida, os iniciados Ana Filipa, Mariana Moreira, Inês Cruz, Jéssica Nunes, e o Juvenil, Jorge Reis, formam a equipa de formação da Villa Cesari. Recentemente obteve resultados excelestes no campeonato distrital de estafetas do Luso, nas provas Manuela Machado em Viana do Castelo, e na Milha Concelhia realizada no passado dia 25 de Abril em Oliveira de Azeméis.

Contas de 2014 da Villa Cesari aprovadas

As contas de gerência e o exercício financeiro de 2014, foram aprovadas em assembleia geral e o resultado da receita foi de setenta e cinco mil quinhentos e noventa e um euros e oitenta e sete cêntimos (75.591,87€) e de despesa setenta mil novecentos e vinte cinco euros e sessenta cêntimos (70.925,60€), transitando para o ano de 2015, quatro mil seiscentos e sessenta e seis euros e vinte e sete cêntimos (4.666,27€). A Apresentação feita pela direção da Villa Cesari, rubrica a rubrica e secção por secção, elucidaram com clareza os números apresentados. O conselho fiscal manifestou satisfação pelos resultados alcançados e deu parecer positivo. Os sócios presentes aprovaram por unanimidade as contas do exercício de 2014. De referir ainda que o exercício económico e financeiro mereceu o voto de louvor pelo trabalho da direção, proposta do presidente da mesa da assembleia, que colheu a aceitação de todos os sócios presentes. O presidente da direção agradeceu o apoio nas atividades realizadas, a todas instituições públicas. O Instituto Português da Juventude, a Camara Municipal de Oliveira de Azeméis, a Junta de Freguesia de Cesar, o Centro Infantil e Social de Cesar, o Futebol Clube Cesarense, a Comissão da Fabrica da Igreja de Cesar, a Casa do Povo de Cesar, o Agrupamento de Escolas de Fajões, os Bombeiros Voluntários de Fajões, e a GNR de Cesar. A todas as entidades privadas, empresas e comércio, e os sócios, por ajudarem no crescimento da Villa Cesari. Foi proposta pela direção, em conformidade com o artigo 2 dos estatutos, a atualização da numeração dos sócios com a correlativa substituição dos cartões. Os sócios com quotas em atraso, que regularizem o pagamento de pelo menos o ano de 2015, manter-se-ão com o número de sócio da lista atual. No inicio de 2016 a direção atualizará a lista de sócios e eliminará os sócios com quotas em atraso. A proposta foi aprovada por unanimidade. Nesta assembleia foram também nomeadas duas personalidades a integrar o júri do “Prémio Carreira” 2015. Maria Eugénia e a Enfermeira. Sendo a Associação Villa Cesari uma instituição que promove um dinamismo invulgar na vila de Cesar, em tempo útil decidiu integrar nos seus estatutos, a categoria de sócio honorário. Alterado o regulamento, a distinção de algumas personalidades locais tem sido permanente. Aníbal Campos foi distinguido com o título de sócio honorário da Villa Cesari. Pela sua ação empresarial, pela vida cívica, social e associativa.

XVI Edição da Prova de Atletismo de Cesar

No dia 1 de fevereiro de 2015, cerca de 800 atletas participaram nesta edição da Prova de Atletismo. Uma manhã fria aquecida por “tamanha” moldura humana que acorreu à mais nordestina terra do concelho de Oliveira de Azeméis, Cesar. Integrada no circuito concelhio e no calendário nacional das provas de atletismo, a Prova de Atletismo de Cesar, como tem sido admitido pelas mais diversas entidades púbicas locais é uma das mais prestigiantes do concelho de Oliveira de Oliveira de Azeméis e do distrito de Aveiro. A presença numerosa atletas dos escalões de formação e sénior: benjamins, infantis, iniciados e juvenis (207); de juniores e seniores (407), é demonstração do valor que a prova de Cesar tem para os que gostam da modalidade. Dando continuidade a tradição, a organização homenageou Clarisse Cruz, atleta de grande valor e que muito tem feito pelo atletismo nacional. A direção da Associação Villa Cesari, juntamente com a edilidade local e municipal homenagearam a atleta, a qual retribuiu com palavras de reconhecimento e agradecimento. No decurso cerimónia de entrega de prémios, a que se associaram algumas entidades locais, o Presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, aproveitou o momento para agraciar publicamente a equipa de atletismo do NAC (Cucujães), uma referência do atletismo do Município de Oliveira de Azeméis, com reconhecimento regional, nacional e internacional.

Gabinete Psicossocial: uma nova resposta de apoio à população de Cesar

O Gabinete Psicossocial de Cesar nasceu no âmbito de uma parceria estabelecida entre a Villa Cesari – Associação de Cultura e Desporto de Cesar e a Junta de Freguesia de Cesar, contando com a colaboração da psicóloga, Dr.a Joana Santos Silva. Este serviço surgiu da pertinência em dar resposta, de forma organizada e integrada, face a um conjunto de necessidades consideradas prioritárias, ao nível da integração social e da melhoria das condições de vida das pessoas, em processo ou desfavorecimento social, bem como da comunidade cesarense em geral. Nesse sentido, o Gabinete Psicossocial desenvolve diversas atividades, entre as quais, o atendimento psicossocial, que consoante os casos, poderá consistir na realização de consultas e avaliação psicológicas, ou mesmo na articulação e/ou encaminhamento para outros serviços de apoio. Além disso, a prestação de apoio ao emprego e à formação, a promoção de competências junto de grupos específicos e a colaboração junto da Comissão Social de Freguesia de Cesar na elaboração do diagnóstico social, em parceria com outras entidades locais. Este serviço é dirigido à população residente em Cesar e funciona nos dias úteis (de segunda a sexta‐feira), nas instalações do Centro Cívico de Cesar, havendo também possibilidade de realização de serviço externo, no âmbito das parcerias locais existentes. As pessoas podem recorrer diretamente ao serviço ou podem ser encaminhadas para o mesmo através de alguma entidade local parceira. Deste modo, o Gabinete Psicossocial constitui‐se uma resposta que permite fornecer à população cesarense uma melhor saúde mental, melhor cidadania, maior competência Individual, social e comunitária, contribuindo para uma melhor qualidade de vida da mesma.

18ª Prova Atletismo Cesar

Inscreve-te, na Prova Atletismo ou na Caminhada

Abrir site

Atleta Homenageado em 2017

É um privilegio para a Villa Cesari homenagera este grande atleta, na nossa prova de atletismo.

Abrir site